quinta-feira, 9 de abril de 2009

Após a eleição de 1982

Braz Melo (*)

O ultimo comício de nossa coligação foi na Vila Rosa. De lá ouvíamos o espocar dos fogos no comício de encerramento do Luiz Antonio, na inauguração da Rodoviária de Dourados. E com o José Elias e tudo.
Veio a eleição e o resultado já era esperado. Tínhamos perdido a eleição de prefeito em 1982 para o Luiz Antonio.
Foi a ultima eleição com sublegenda para prefeito e nós do PDS tivemos como adversários o João da Câmara e Sultan Rasslan pelo PMDB, e o Cícero Irajá Kurtz, o Isaac de Barros Jr. e o Ramão Perez pelo PDT. A soma dos votos das legendas fez o Luiz Antonio prefeito e Dr. George Takimoto vice.
Meu vice foi o Fredis Saldivar. O Quirino Picolli foi o vice dos dois candidatos do PMDB e do PDT foi o José Marques Luiz.
Fizemos quatro vereadores (Osvaldo Basé, Norecy, Pederiva e Erisvaldo Mendonça) e o PDS 1 mais quatro (José Braga, Mariano, Arquimedes e Valter Brandão). O PMDB fez sete vereadores (Albino Mendes, Paulo Falcão, Pinda, Valdir Perusso, Carlão, Dr. Aureo e Valdenir Machado), e como o José Elias tinha perdido a eleição para governador, ele trabalhou para que os vereadores que se elegeram na minha coligação ajudassem a apoiar o prefeito, já que o Luiz Antonio precisava de maioria na Câmara.
Eu resolvi ficar de fora e tocar minha vida de outra maneira. Pedi demissão da Sanesul e parti para a luta.
Vendi a casa que morava no Portal de Dourados para pagar as contas que restaram. Claro que as despesas eram bem menores do que hoje se gasta numa eleição, principalmente por causa do transporte, já que todos se locomovem a combustível. Hoje, no mínimo a pessoa tem uma moto, e a gasolina é muito cara. Além do leilão de quem dá mais... . Por mais forte que seja o candidato, se não tiver algo para oferecer, ele pode perder seu favoritismo.
Fui morar de aluguel no Gran Vilagge.
Montei uma firma com o Shinsuke Ono, e começamos nova vida. Compramos um computador, coisa nova naquela época, e começamos a fazer projetos e prestar serviços a algumas prefeituras. Em Amambaí fizemos o lançamento do IPTU.
Fizemos aqui em Dourados, para o Aufio Senatori, a primeira lista telefônica particular de Dourados.
O computador era caro e com poucos recursos, mas para a aquela época era coisa rara. Poucos o tinham.
Consegui com alguns amigos meus a relação de pessoas que compravam a credito em algumas lojas de Dourados, montei um cadastro e comecei a mandar correspondências de aniversários. Quem entregava estas cartas era o Osmar Borba, que hoje é o diretor do Departamento de Transito da Prefeitura, e os filhos do Mario Aragão, Samuel e depois o Marcos, que hoje são veterinários e que trabalharam depois com o Valdir Perusso.
Um tempo depois aparece um senhor com sotaque sulino no escritório à noitinha, com um envelope na mão, e perguntava se eu conhecia a Fulana de Tal, que era sua esposa? Disse que não e ele perguntou o porquê de eu mandar cartão de aniversário para ela?
Questionou-me como sabia onde ela morava e expliquei que conseguia o endereço em alguma loja, através de um cadastro. Perguntou-me porque não mandava para ele? Disse que talvez ele não comprasse a prazo, e nisso ele concordou. Mandei-o ler a cartinha, e ele viu quem assinava o cartão era Anete e eu. Foi o que me salvou do ciúme do gaúcho.
Peguei a data de seu aniversario e a partir daí, mandei felicitações natalinas e de aniversários para ele também. Até hoje ele é nosso amigo.

3 comentários:

  1. Meu caro amigo, justiça seja feita com nosso saudoso Luiz Antonio: ele não precisou dos votos de legenda para se eleger. Na votação individual teve quinhentos votos a mais que o Português. Claro que isso tudo porque tinha um candidato a governador, de Dourados, por trás dele, o Zé Elias, que ancorou sua candidatura. Grande abraço. E qd sai o artigo do Xodózinho?

    ResponderExcluir
  2. Caro Valfrido, vc esqueceu que essa eleição foi a ultima com sub legenda
    Quem ganhou a eleição foi o PDS1, pois somado ao PDS2 teve mais votos que as outras sublegendas.O Luiz Antonio foi o mais votado que o Totó mas o Sultan teve 38 votos a mais que eu. Ganhou na somatoria da legenda. A votação era individual, porem a soma era da
    Legenda. Abraços. Xodozinho vem aí.

    ResponderExcluir
  3. CANDIDATO PARTIDO VOTOS
    LUIZ ANTÔNIO ALVARES GONÇALVES - Eleito PDS 11.065
    JOÃO DA CÂMARA PMDB 10.508
    SULTAN RASSLAN PMDB 8.730
    ANTÔNIO BRAZ GENELHO MELO PDS 8.692
    RAMÃO PEREZ PDT 421
    JOSÉ JOAQUIM DE SOUZA PT 178
    CÍCERO IRAJÁ KURTZ PDT 174
    ISAAC D. BARROS JÚNIOR PDT 33
    Votos Brancos 2.322
    Votos Nulos 1.398

    ResponderExcluir