quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Qual o nome de sua Rua?

Sempre me chamam a atenção os nomes das ruas de uma cidade. No Rio de Janeiro tem bairros inteiros que acompanham a história. Ipanema, por exemplo, foi premiada com os nomes dos heróis e personalidades do final do século 19, pois Joana Angélica, General Ozório, Visconde de Pirajá, Barão da Torre e Barão de Jaguaripe foram destaques desse período do Brasil.
Já o Leblon, por ser mais novo, colocou nomes de suas ruas de heróis e personalidades da America, principalmente dos países aliados da Guerra da Tríplice Aliança.
Aqui em Dourados tem ruas com nomes que muitos não conhecem. Quem foi Napoleão Laureano? Foi um medico paraibano, que ao contrair um câncer sentiu na pele como era difícil seu tratamento pelos órgãos do governo. Fez um trabalho junto às autoridades e conseguiu que o governo se preocupasse mais com o tratamento dessa doença. Passou a ser nome de rua no Jardim Londrina, por indicação de algum vereador, acredito que médico. Fiquei sabendo dessa historia pelo meu saudoso amigo Dr. Áureo Garcia Ribeiro.
Quando aqui cheguei, ao estudar a planta da cidade, por causa da obra de esgotos sanitários na década de 70, os nomes das ruas eram bem diferentes. Onofre Pereira de Matos era Rua Santa Catarina, Antonio Emilio Figueiredo era Rua São Paulo, Hayel Bon Faker era Rua Bahia, Toshinobu Katayama era Rua Espírito Santo.
Joaquim Teixeira Alves tinha sido Rua Paraná e Weimar Gonçalves Torres tinha sido Rua Rio Grande do Sul.
Os mais antigos lembram que na década de 30, quando Dourados foi emancipada, o comércio todo ficava na Avenida Marcelino Pires e os maus pagadores para não passar pelo comércio, passavam pela Rua de cima. Logo botaram o apelido de Rua dos Velhacos (hoje Avenida Weimar Gonçalves Torres).
A Rua João Vicente Ferreira era a Rua Municipal. Há pouco tempo mudaram o nome da Rua Ponta Grossa, que passou a ser Olinda Pires de Almeida e muitas outras também tiveram seus nomes trocados.
No Jardim Água Boa os nomes iniciavam pela letra W. Hoje todos têm nomes de personalidades e pessoas que prestaram serviços em nossa cidade, mas continuam sendo chamadas de W-5, W-9 e outros Ws.
Os nomes de ruas é incumbência dos vereadores. Sempre achei que a Câmara de Vereadores deveria fazer uma lei que quando mudasse o nome de uma rua, fosse obrigado a ter, embaixo do seu nome atual, o nome antigo em letras menores. Rua Gustavo Adolfo Pavel- antiga Ivinhema. Seria mais justo para com o que tinha sido trocado, apesar de ter uma lei que proíbe trocar de nomenclatura as ruas com nomes de pessoas e cidades.
Não é fácil dar nome as algumas obras do poder público.
Lembro de que quando da escolha do nome do Presídio Harry Amorim Costa, o Chefe da Casa Civil do Governo pediu-me para que indicasse um nome. Procurei alguém que tivesse o perfil dessa honraria. Falei com parentes de dois ex-delegados que trabalharam aqui, e seus familiares agradeceram a lembrança, mas recusaram a colocarem seus nomes no Presídio. Passei o nome do ex-governador Harry, pois além de ser merecido, não teve nenhum parente aqui para reclamar a homenagem.
Acredito que até hoje não foi dado o nome da Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário que fizemos na região da Vila Iran de Matos. Estação de Tratamento de Esgotos Sanitários Fulano de Tal. É demais...
Por isso que normalmente, cemitério tem nome de Santo.
Foi meu desejo, quando prefeito, que a Secretaria da Educação fizesse um concurso para que os alunos da rede municipal, e quem sabe, todos os alunos do ensino fundamental escrevessem sobre a sua rua. Depois teria uma comissão para escolher as melhores redações sobre sua rua, que mais tarde se transformaria em livro. Eles teriam conhecido um pouco de história, e teria matado a curiosidade de criança. Não consegui.
Senti isso na pele há vinte e poucos anos, quando morava no Gran Village, esquina da Ciro Melo com João Rosa Góes, com meus filhos querendo saber quem tinham sido eles. A sorte é que minha vizinha era a Dona Biga, que com toda a paciência contou, o que era na época impossível encontrar nos livros.

2 comentários:

  1. Belo Trabalho!
    Pena que também tenha trocado o nome da Rua Onofre Pereira de Matos.

    ResponderExcluir
  2. Tem razão. Como moro na Firmino Vieira de Matos há 20 anos errei pelo costume.Vou consertar. Obrigado

    ResponderExcluir