terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Ilustre Douradense Ausente

Braz Melo (*)
Dourados é uma cidade especial, que além de receber de braços abertos todos aqueles que a escolheram para ser sua nova terra, também foi e é uma cidade que oferece oportunidades para as pessoas virem para cá, aprenderem e repassarem seu aprendizado em outros lugares.
Foi assim com o atual prefeito de Presidente Prudente, Milton Melo, o Tupã, que residiu em Dourados e foi engenheiro da SANESUL por um período. Foi para Prudente trabalhar na prefeitura de lá, virou secretário de obras e hoje é prefeito daquela grande cidade paulista.
Outro que orgulhamos de ter vivido aqui é o médico Paulo Roberto Teixeira. Filho do “Seu” Paulo, antigo contador de nossa cidade e que hoje é uma das maiores autoridades mundiais em tratamento de AIDS. É consultor do Programa das Nações Unidas para AIDS, da Organização Mundial da Saúde e membro do Comitê Internacional para AIDS e Governabilidade na África.
O douradense Daoud Nasser é médico cirurgião geral e um dos mais experientes médicos em cirurgia gástrica da América do Sul. Já realizou mais de 3.000 operações de redução de estômago por diversas técnicas e tem sua clinica em Maringá.
Outro que passou por aqui é o atual Ministro do Tribunal Superior do Trabalho Guilherme Augusto Caputo Bastos, que foi juiz presidente da 2ª Junta de Conciliação e Julgamento de Dourados, em 1991. Junto com sua esposa Claudia, deixou saudades quando foram para Cuiabá e depois para Brasília. Hoje ocupa um dos maiores cargos da carreira que escolheu seguir.
Na área do Judiciário foram diversos os Juízes e Desembargadores que passaram por nossa cidade e que seria difícil enumerá-los, porém arrisco lembrar alguns, como os Drs. Remulo Leteriello, José Goulart Quirino, Aleixo Paraguassu, Paulo Alfeu Puccinelli, Josué de Oliveira, Dorival Moreira dos Santos, Paulo Bucker, Davi Rosa Barbosa, João Astolfi, Jorge Siufi, Ademar Pereira e tantos outros. Isso para relacionar os que aqui moraram e se mudaram daqui. São todos ilustres douradenses ausentes.
Também devemos prestar nossas homenagens àqueles que administraram Dourados, como o João Augusto Capilé Junior, o Sinjão Capilé que foi prefeito na década de 40 e que hoje reside em Cuiabá, assim como o Antonio Moraes dos Santos que foi prefeito na década de 50 e que hoje mora em Campo Grande.
No futebol então, são inúmeros jogadores que nasceram ou jogaram aqui e estão em lugares bem longe de nós. Antonio Carlos hoje é técnico de futebol, mas até hoje aplica suas economias em nossa cidade. Tem o Lucas do Manchester e da seleção brasileira, o Keirrison que é do Benfica de Portugal, Alex Dias, que jogou até pouco tempo no meu Fluminense. Dario Alves joga no FC Fehérvar da Hungria, Alex Cruz no Flamengo, Yuri no Santos, Dieguinho no Fluminense, Adriano Alves no Goiás, Diego Rosa no Juventude, Marinho no Guarani, Alex Sandro no Paisandu, Bruno no Hai Phong do Vietnã, Gilton no Albirex Nigata do Japão e Thiaguinho no Gama de Brasília.
No Futsal temos o Euller e o Babalu, que joga na Itália e foi recentemente convocado para a seleção Italiana de Futsal. (www.ledaesportes.com.br).
No cinema temos o Joel Pizzini, que por seu trabalho é reconhecido internacionalmente e na música o José Rico da famosa dupla com Milionário, que por muito tempo esteve aqui fazendo suas serenatas.
Tem o Julio Capilé que toda semana nos brinda com suas crônicas pelos jornais e que reside em Brasília, assim como diversas outras personalidades que no momento me foge a lembrança, mas que também serão importantes participarem desta seleta lista.
Quem sabe a sociedade douradense convide-os para um grande jantar, onde todos eles seriam homenageados pelos serviços prestados em nosso município e também por terem levado o nome de Dourados a outros rincões.
O aniversario da cidade seria uma época propicia para este evento, pois a grande maioria estaria de férias.
A Câmara poderia até fazer uma comenda para esta festividade e com o apoio da Prefeitura oferecer a arrecadação do evento à construção do Hospital do Câncer de Dourados.

2 comentários:

  1. Achei otima, a materia que fala sobre personalidades, que eleva o nome de nossa cidade la fora,o melhor e que estas pessoas estao sendo lembradas ainda em vida, o contrario de algumas materias e homenagens que so sao feitas depois que a pessoa ja se foi.
    Parabens sr Braz Melo tenho certeza que se estivesse morando em outra cidade seu nome tambem estaria nessa celeta lista,pela pessoa de bem que e, e pelo exelente trabalho feito em nossa cidade em sua adiministracao.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a materia ilustres douradenses ausentes, que fala de Joao Augusto Capile Junior ex prefeito da decada de 40 e de varias personalidades importantes da nossa cidade, ate o joven Yuri de 15 anos que atua no Santos FC

    ResponderExcluir