sábado, 6 de junho de 2009

Mudança de Nome

Carlos Fábio & Pacito e Carlos Marinho querem divulgação do nome do Estado na mídia nacional

A mudança do nome do Estado é um tema polêmico que voltou às rodas de discussão, tanto no meio político, quanto na sociedade sul-mato-grossense, devido à escolha de Cuiabá como uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. Porém, durante mais de um ano, uma música serviu como um exemplo da melhor forma de se fazer nosso estado ser conhecido. “Meu Mato Grosso do Sul”, de autoria de Carlos Marinho e Carlos Fábio, interpretada pela dupla Carlos Fábio & Pacito, despertou em toda a população um sentimento de amor e civismo que estava um tanto esquecido, reavivando no coração de cada pessoa que vive no Estado o respeito pela terra, pela sua gente, pelas suas riquezas e belezas.
“Não é mudando o nome do nosso Estado que vamos torná-lo conhecido e respeitado, mas sim levando ao Brasil e ao Mundo as suas virtudes, divulgando-o da maneira correta e mostrando o que pode oferecer”, diz Carlos Marinho, carioca de nascimento, mas sul-mato-grossense de coração, e que mora aqui há 21 anos.
Ele é acompanhado por Carlos Fábio (paranaense há 30 anos por aqui), que declara seu amor pelo estado quando diz ser “radicalmente contra essa idéia de mudança de nome, simplesmente porque não somos uma das subsedes da Copa. Há coisas muito mais importantes que sediar uma Copa do Mundo, ou será que as pessoas se esqueceram das riquezas naturais desta terra, como o Pantanal, a produção agropecuária, a sua gente”, dispara.
Para os autores da música ao invés de mudar o nome do Estado é preciso, sim, fazer a divulgação correta do nome. “Não é mudando o nome de um produto que vamos melhorar sua venda, mas sim trabalhando corretamente a mídia, divulgando com amor e persistência, incutindo nas pessoas o amor cívico”, acompanha a idéia o Pacito (intérprete que é paulista e vive aqui há 28 anos).
Uma das formas apontadas pelos compositores e cantores é um maciço trabalho de divulgação do Mato Grosso do Sul em todo o País e também junto às agências de turismo e órgãos públicos, desfazendo o grande equívoco que existe e que ainda confunde muita gente. “Somos do Mato Grosso do Sul e fazemos questão de levar esse nome a todos os lugares onde nos for permitido”, diz Carlos Fábio, citando o nome do novo CD da dupla – “O Som Sulmatogrossense”, “que demonstra o nosso amor pelo estado”, e é acompanhado por Pacito, que vai mais além: “Estamos dispostos a encarar essa tarefa, levando nossa música onde quer que seja, cantando nossas belezas, nossa terra, nossa gente, mostrando que somos muito maiores que uma simples mudança de nome”, afirma.
Por sua vez, Carlos Marinho ressalta que “estamos finalizando um projeto que visa fazer shows com a dupla Carlos Fábio & Pacito por todo o Brasil, e até fora do País, com o objetivo principal de divulgar e consolidar definitivamente o nome do Mato Grosso do Sul, num trabalho sério e que, temos a certeza, será encampado por todos os segmentos e pessoas que acreditam em nosso Estado e sabem que temos tudo para sermos reconhecidos como um dos mais ricos do Brasil, seja qual for o segmento de atuação. Para isso contamos com a parceria de empresários, políticos, órgãos governamentais e principalmente da sociedade e de cada um que realmente ama o Mato Grosso do Sul que, mais que um nome, é a alma de todos nós”, finaliza.



BOX
Conheça a letra da música

MEU MATO GROSSO DO SUL
(Letra e Música: Carlos Marinho & Carlos Fábio)

Andando pelos quatro cantos desse nosso estado
Eu pude descobrir
O quanto a natureza é sábia e o que oferece
Pra gente sentir

Tem rios, matas, fauna e flora que nos surpreendem
A cada renascer
Do dia quando o sol levanta
Como que chamando a gente pra viver

Se ouço Helena Meireles, Zé Correia ou Zacarias Mourão
Lembro de um baile na fazenda
Sob um pé de cedro, como isso é bom

Mas se você quiser saber o quanto há de beleza
Em nosso Pantanal
Se deixe levar na poesia de Manoel de Barros
Tudo é tão real

Meu Mato Grosso do Sul
Meu canto é todo pra você
Meu canto é pra cada cidade
Pra cada poeta
Cada amanhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário