quarta-feira, 27 de maio de 2009

A Maratona do Fogo e a Festa Junina.

Braz Melo (*)
Está de volta a Maratona do Fogo. Apesar da administração do PT ter acabado com este evento que era tradicional no calendário esportivo sul-mato-grossense, esta maratona continua sendo a mais antiga do Brasil.
Enquanto a de São Paulo é a 15ª e será realizada no próximo domingo, a daqui será a 23ª, programada para 29 de junho. O ideal seria a data ser uma semana depois da de São Paulo para aproveitar os atletas que vão até lá. Como é a Corrida de Reis de Cuiabá, que é realizada uma semana após a São Silvestre. E em poucas edições já conseguiram cobertura da Rede Globo.
No ano que vem, a Funced deve verificar o calendário das corridas de todo o Brasil, para aproveitar melhor as datas.
Este corrida é uma homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar e foi idealizada na administração Luiz Antonio Alvarez Gonçalves para comemorar o dia do Bombeiro, que é 2 de julho. Sempre era realizado no primeiro domingo de julho, justamente para homenagear estes bravos soldados do fogo. Este ano será no dia 29 de junho, dia de São Pedro. O primeiro domingo de julho era para não coincidir com as festas juninas feitas na cidade, principalmente da Vila que tem seu nome.
Fico feliz, pois estaremos novamente na rua vendo e torcendo pelos maratonistas que aqui vêm participar. E vai voltar a ter a largada em Fátima do Sul, percorrendo o Barreirão e passando pelo Distrito de Indápolis e Vila São Pedro, chegando até a sede do Corpo de Bombeiros, nos altos da Avenida Presidente Vargas.
Como sugestão seria importante ter prêmios separados para os atletas da região. Seria um maior incentivo a participação dos conterrâneos. E levava mais torcida para a rua.
A realização da Funced deste ano terá o apoio da Fundesporte, Prefeitura de Fátima do Sul e Prefeitura de Dourados.
Tenho certeza que a administração da Fundação de Cultura e Desportos de Dourados vai começar um novo ciclo de realizações que há muito não se via. O Antonio Neris, o Rilvan e o Goiaba têm planos especiais para que o órgão volte a ser novamente atuante.
Agora no mês de junho será a vez da Festa Junina, que vem desde a época do José Elias. É a mais antiga festa popular de nossa cidade. Inicialmente era feita na Praça Antonio João, mas como todo ano acabava com a praça, transferimos para o pátio do Estádio Douradão.
Nas minhas administrações trouxemos artistas conceituados para animar esta festa, juntamente com a prata da casa. Vieram Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Moacir Franco, Mario Zan, Amado Batista e outros. Só não conseguimos trazer o Dominguinhos, pois a festa daqui coincidia com a festa junina no Nordeste e ele até hoje não anda de avião.
No governo do PT quanto tempo ficou o Teatro Municipal sem ar condicionado funcionando? Quem foi na posse do Prefeito, Vice e Vereadores no dia primeiro desse ano devem lembrar-se do caldeirão de calor que estava lá. Hoje o ar condicionado já esta funcionando. Parabéns a Funced.
Como já estamos chegando a seis meses de administração, esse é o inicio. Tem muita coisa para ser feito. O Museu, a Usina Velha, o Pavilhão de Eventos Mauro Rigoti, o Concurso de Fanfarras, o Encontro de Corais e os esportes populares, como o futebol, futsal, vôlei, basquete e handebol.
Como a Funced é um órgão independente, mas que depende de verbas e apoio da Prefeitura tem de haver um entrosamento muito bom entre as partes, pois não existe secretário ruim com prefeito bom ou vice-versa. É uma equipe. Só tem sucesso se toda engrenagem funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário