terça-feira, 24 de março de 2009

A SANEMAT e a falta d’água (Primeira Parte)

Braz Melo (*)

Vim para Dourados para fazer a obra de esgotos sanitários, pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso, a SANEMAT. Aqui já tinha uma estrutura montada para cuidar do abastecimento de água, chefiado pelo Dr. Domingos Marcondes Terra e que ficava numa casa de tábua (como a maioria dos prédios de Dourados, na época), na Rua Santa Catarina, hoje Onofre Pereira de Matos.
Já trabalhavam ali a Fátima Goelner, o Rui, a Elisena Muzzi e o Aparecido. Esses três últimos por pouco tempo. Depois trabalharam também a Cleuza, o Luiz Carlos Azambuja, a Fia (irmã da Fátima) e a Cecília. Veio depois também o Químico Nicola Hunsi Rayes, para cuidar da qualidade da água.
Na parte operacional tinha os encanadores José Braga da Silva, José Ramos da Rosa e Juraci.
Para manutenção dos equipamentos e bombas foi contratado o mecânico-eletricista José Eduardo.
Existia outra estrutura, comandada pelo romeno George Stefanescu, que executava obras em muitos municípios da região. Aqui em Dourados ele contratava as pessoas para trabalhar por dia ou por empreita, para escavar manualmente e instalar tubos. Lembro instalando tubos de cimento amianto de 50 milímetros, na Rua Major Capilé, atrás do Colégio Erasmo Braga. Isso em 1974. Estão lá até hoje.
Iam interligando com o existente e claro, tinha mais falta do que água.
Todo abastecimento era feito através de poços profundos. Tinha o Poço 1 ao lado do Forum; O poço 2 ficava no pátio da Secretaria de Obras da Prefeitura. o poço 4 na Cabeceira , onde hoje é a rodoviária e o poço 3 ficava no Ubiratan. O poço 5 era localizado em baixo da caixa d’água do BNH 1º Plano.
Antes da SANEMAT, esteve por aqui a FSESP (Fundação Serviço Especial de Saúde Pública), que fez o reservatório que até hoje é usado pela SANESUL, como reservatório mais alto de nossa cidade. Só que ele funcionava como reservatório de jusante, onde só a sobra d’água entrava nele. Só nos dias mais frios do inverno conseguia sobrar água aqui em nossa cidade, pois o consumo era bem maior do que a produção.
Os moradores da parte alta só recebiam água de madrugada, pois os da parte baixa recebiam o precioso líquido primeiro. Uma das poucas situações em que o de baixo leva vantagem sobre o de cima, é no abastecimento d’água.
As reclamações eram muitas e diárias.
Estava há pouco tempo aqui quando foi marcada uma reunião pelos vereadores na Câmara, e toda a sociedade e imprensa esteve lá para saber qual o plano que a SANEMAT teria para resolver de vez este imenso transtorno. O Dr. Domingos me convidou para assistir, e vi todos apertarem meu futuro compadre de um jeito, que ele, para se defender disse que a empresa estaria disposta a, se fosse o caso, iniciar a obra de captação do rio Dourado o mais rápido possível. E de onde estava discursando, pediu a minha concordância. E eu que não conhecia ninguém aqui e também não tinha conhecimento do abastecimento de água, pois vim para executar a obra de esgotos, fiquei sem saber o que responder, e fui questionado na hora pelo Jorge Antonio Salomão, que com microfone em punho, e ao vivo, perguntou quem eu era, e se eu concordava com o que o Chefe da SANEMAT falava. Fui salvo pela interferência providencial do meu futuro amigo Luiz Carlos de Matos.
O Luis Carlos Azambuja me contou, que um dia ao passar com o Dr. Domingos no carro da empresa (um jeep buggy), pela Rua João Rosa Góes e vendo uma mulher lavando a calçada, ele não titubeou e mandou o Luiz que dirigia parar o carro. Falou para a moça que ela deveria economizar água, pois custava caro para a SANEMAT (não tinha hidrômetro ainda) e iria faltar para os vizinhos da parte de cima da rua. Depois de dar uma lição de economia e cidadania, a moça disse para ele que a água que ela estava usando era de poço, pois o dono da casa não aguentou ficar sem água e mandou perfurar um poço em sua casa.
Ele saiu de fininho e mandou o Luiz desaparecer dalí o mais rápido possível.
(Continua semana que vem)

2 comentários:

  1. - B.M. - Dr.Braz: Parabéns pelo artigo! Aos poucos o Sr. resgata estórias/e/histórias - interessante de nossa Cidade/Municipio e Estado, que ficarão registradas e serão lidas e contadas por nossos filhos , netos e futuras gerações.!
    Obrigado pela citação de meu humilde nome! É um motivo de felicidade e satisfação!
    Lembrei-me, da época de uma passagem interessante e engraçada! - Quando caiu a 3a. bomba naquele poço profundo (570 m) que fica debaixo da caixa dágua central elevada (P.Vargas c/Joaquim A.Taveira - hoje Escrt.Regional) foi um caos pois ficou comprovado (O Sr. e o Surdinho fizeram um teste) que o poço além de muita areia, que corroia rapidamente a boma por dentro (rotores) era "torto" - por isso quando iam sacar a bomba - acabava caindo - lembro-me que caiu duas e na 3a. veio a Dourados o Dr. Cláudio Fragelli, o Dir.Técnico e um Assessor - que vieram de Cuiabá e veio um técnico da "Air-Lifte" - firma que tinha perfurado o poço - e fizeram uma mesa redonda no Escritório (antigo - de madeira - que o Sr.citou) - acho que estava presente o Dr. Domingos, o Sr. e outros. Eu e o Aduardo Surdinho - ficamos sentados - em uma mesa - noutra sala - mais dava para ver-nos. A certa altura - já noitinha - o Surdinho fumando um cigarro - colocou o cigarro na ponta da mesa - o Sr. Cláudio falava - e o Dr. Domingos - de lá chamou a atenção do Surdinho que o cigarro ia queimar a mesa! (rsrsrs...) O Eduardo me disse em voz baixa: "olha o tanto que ele está ligado na reunião!!! E cuidando meu cigarro!!! (rsrsrs...) - No final da reunião - após uma exposição do Técnico da "Air-Lifte" (acho que era esse o nome da firma que tinha perfurado o poço)o Dr. Cláudio Fragelli mandou eu pegar uma máquina de escrever o papel e fazer um relatório! Ele Dr. Cláudio e o Técnico da firma foram ditando e fui escreve3ndo - de tudo que deveria ser feito - as providências a serem tomadas! No final - datei e perguntei ao técnico seu nome?! no que o Dr. Cláudio retrucou - não! põe o meu nome - eu sou o Presidente (SANEMAT)!!!??? Eu assino!!! (as providências que a "Air-Lifte" deveria tomar!!! Após assinar o relatório - deu uma cópias para o Técnico - uma p/Dr.Domingos - e ficou com uma. Dali saímos todos e fomos jantar num restaurante - não me lembro onde!
    Abraçõs - Dr. Braz - Continue com suas "estórias" - pois estão comentando! (falando bem - é claro! - rsrsrs...)
    Luiz.Carlos.Almeida.Azambuja. .`.
    luizcazambuja@yahoo.com.br
    Dourados-MS, 26 de Março de 2009.
    * Abraços p/D.Anete, Braizinho, Mirella/Admir, Gisella/Mané - e todos/netos.

    ResponderExcluir
  2. Caro Luiz, você faz parte da maioria dessas estórias. Um abração para vc

    ResponderExcluir