quinta-feira, 12 de março de 2009

Coisas da política - A Dona Cícera

Braz Melo (*)
Um dos maiores exemplos que eu conheço de como é a política foi o que aconteceu com Anete.
Quando assumimos a prefeitura em 1989, Anete foi cuidar do Prosocial como presidente. Não ganhava nada, mas ficou super entusiasmada com o serviço, principalmente de poder ajudar os mais necessitados. E isso é o que não falta em qualquer cidade, apesar de Dourados ser uma cidade que têm pobres, mas não têm miseráveis.
Um belo dia chegou um casal a procurando desesperados e Anete vendo sua agonia, pediu para que eles entrassem em sua sala. Falaram que eram de Alagoas e tinham vindo para cá fazia três anos e tinham deixado três filhos menores num sítio pertencente a Fazenda Primavera, em Satuba do Norte. Nunca mais tiveram noticias deles, o que estavam deixando-os amargurados. Não sabiam como eles estavam, nem se estavam vivos.
Anete pegou os dados de onde eles moravam e imediatamente entrou em contato com a esposa do prefeito de Satuba e esta se ofereceu de mandar uma assistente social atrás dos meninos na fazenda onde os pais os haviam deixados. Faltava gasolina na prefeitura de lá e Anete mandou dinheiro para que pudessem achá-los.
“Seu” José Valério, esposo da D. Cícera veio para cá no peito e na raça, pois ao chegar em São Paulo, vindo de Alagoas atrás de serviço, foi “tocado”, quando o auto falante da rodoviária de São Paulo informou que o ônibus que iria para Dourados sairia dentro de 30 minutos. Ele não titubeou, e junto com seu filho José Cícero, comprou passagem para esse lugar que pela primeira vez tinha ouvido falar.
Chegou aqui num sábado e logo encontrou um conterrâneo, que na segunda feira o apresentou ao Enoque, presidente do Sindicato dos Ensacadores que arrumou emprego pra ele na terça feira. Em quatro meses trouxe Dona Cícera que veio com as crianças mais novas. José Adilson com 4, Marilene com 3 e Marineide com apenas 1 ano. Sozinho, em quatro meses conseguiu economizar e trazer uma parte de sua prole, porém com a família com mais gente aqui, não conseguia economizar para trazer os outros que ficaram no Nordeste.
Alguns dias depois Anete voltou a ligar, agora diretamente para a assistente social da Prefeitura de Satuba, que a informou que tinha achado os rapazes em um sitio. O mais velho era José Sergio, que quando os pais vieram para cá tinha 16 anos. Já tinha 19 anos e trabalhava na Usina Leão. Os outros, José Severino com 17 anos e José Ricardo com 15, ainda não trabalhavam, pois ali era difícil emprego.
Anete fez as contas e ajudados por amigos conseguiu enviar o dinheiro para que eles pudessem chegar até aqui. Não esqueceu que São Paulo fazia frio e até cobertor eles compraram para fazer a viagem.
Quando aqui chegaram foi uma festa e todos os que participaram desta odisséia choraram.
No outro dia Anete esteve lá e Dona Cícera não sabia o que fazer para agradecer a chegada de seus filhos.
A história dessa família mexeu com todo o Prosocial e até com a Prefeitura. Logo arrumaram um terreno para eles no Cachoeirinha, que Dona Cícera não quis e acabou indo para o Bairro São Braz e muitos, a pedido da Anete, os ajudaram a construir sua casa. Arrumaram emprego para os rapazes e se sentiram no céu.
Dois anos depois, nas eleições de prefeito, Anete fazendo visitas, procurou Dona Cícera e pediu o voto para os nossos candidatos. Ela olhou para Anete e disse: Dona Anete, se a senhora tivesse vindo dois dias antes eu votaria. Só que veio um rapaz aqui e pagou minha conta de luz e já fiz compromisso com ele.
Isso tem quase vinte anos. Estive estes dias com Dona Cícera, Sr. José e filhos. Continuam na mesma casa e agradecidos a Dona Anete. Não sabem como pagar o que ela fez por eles.

2 comentários:

  1. Olá, achei muito interessante o blog e acho que ele deve ser melhor divulgado e mostrado ao publico, achei ele sem querer em uma busca, sou desenvolvedor web e posso dar alguma sugestões e dicas, uma delas é que vocês coloquem o nome do blog como "Estorias de Dourados", que atualmente está só ".", para o titulo não aparecer lá em cima é so pedir para não mostra-lo, assim deixando o nome ele pode ser facilmente achado em Buscas, gostaria de ajudar a melhora-lo meu email é lucianoedipo@gmail.com
    Abcs...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Preciso que você me ajude a melhora-lo. Gostaria de colocar o clima da Embrapa nele e outras coisas, como musicas regionais na lateral.

    ResponderExcluir