quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Urbanização e Traçado de Dourados- 16/10/2008

Urbanização e Traçado de Dourados

Braz Melo (*)

Dourados é uma cidade especial. E todos visitantes se maravilham ao chegar aqui. Cheguei aqui em 1973, e apesar de ter poucas ruas asfaltadas já chamava a atenção o seu traçado e sua urbanização. Parecia um tabuleiro de xadrez.
Nesta época não existia o contorno sul (ligação BR-163 com BR-463). A cidade começava no Ubiratan e terminava na Vila Popular. Não existia o Jardim Água Boa, mas os seus quarteirões de 100 por 100 metros e ruas de 30 metros de largura chamavam a atenção de todos. Até a Rua Aquidauana era assim. A Avenida Marcelino Pires é a única com 40 metros. Da Rua Duque de Caxias pra frente diminuíram as ruas pra 20 metros. Acredito que não precisava mais que isso.
Um dos defeitos (se existe) são as ruas serem construídas no sentido leste- oeste, que de manhã e a tarde, o sol castiga os nossos olhos e atrapalha a visão, dificultando os motoristas. Os acidentes normais de Dourados, geralmente, acontecem nesses horários.
Outra dificuldade deste traçado é que as ruas não têm fim. Um amigo meu dizia que a Avenida Marcelino Pires era a maior avenida do mundo. Começava em Cuiabá e terminava em Ponta Porã.
Foi uma das razões que construímos as rotatórias, pois além de podermos virar à esquerda, diminui a velocidades dos veículos. Não sei hoje, mas até a pouco tempo, os técnicos do DETRAN não gostavam das rotatórias. Só que elas diminuíram os acidentes em nossa cidade. E hoje em muitas cidades da nossa região fazem as rotatórias que copiamos de Goiânia. Na França, na Itália existem rotatórias imensas. A do Arco do Triunfo passa seis carros ao mesmo tempo.
Aqui, retiraram a rotatória da Hayel Bom Faker com Weimar Torres, porque na hora do pico (das 12:40 hrs as 13:30 hrs) dava um pequeno engarrafamento. Era só colocar a Guarda Municipal lá e organizar o transito “in-loco” naquele horário. Quem vem na Weimar e precisa entrar pro BNH 3 saiu prejudicado. E quem vem da Hayel, e quer ir pro Flórida?
Em compensação, construíram uma em frente ao DETRAN e duas em frente à Prefeitura, estas tão pequenas, que para diminuir o fluxo, tiveram de colocar um quebra molas na saída delas.
Através do José de Azevedo (ex-prefeito de Gloria de Dourados) conseguimos, também em Goiânia, as primeiras mudas de flores que foi feita a adaptação para nossa região. Quem imaginava Dourados, a cidade mais suja do Brasil (como dizia meu amigo Deputado Sultan Rasllan), com flores e cheirosa. Para isso precisava impedir que o barro e poeira fossem trazidos pelos ônibus e veículos. Foi quando asfaltamos todas as linhas de ônibus de Dourados. Ficou faltando 300 metros no Jóquei Clube.
Outro problema clássico de nossa terra: os bairros não eram interligados. Quem precisava ir do Jardim Itália ao Jardim Água Boa tinha de subir até a Rua Monte Castelo. Aqueles que moravam no Conjunto Izidro Pedroso e estudavam na Escola Estadual Maria da Gloria, que fica a 400 metros de distancia, por causa do córrego Paragens, tinham de andar 5 km para chegar à escola, passando pela Avenida Joaquim Teixeira Alves. Fizemos a travessia da W-5.
Depois foram feitas outras ligações que diminuíram os trajetos. W-11, W-9 com o Jardim Itália. Também ligamos o Jardim Londrina com a Rua Itamarati, pela Rua Napoleão Laureano.
Entre os Parque das Nações 1 e 2 fizemos o túnel na marra, pois o DNER não queria autorizar. Abrimos numa sexta feira anterior ao carnaval, aproveitando os feriados e quando deu quarta feira da paixão já estava a terraplenagem feito.
O maior problema hoje de nossa cidade em sua infra-estrutura é a falta da Perimetral Norte. E com a duplicação da rodovia Dourados-Itaporã, pelo Governo do Estado, vai engarrafar ainda mais o transito na Av. Presidente Vargas. O Deputado Federal Geraldo Resende informou que conseguiu colocar uma emenda de bancada para os anos 2009, 2010 e 2011(Que beleza!), com um total de R$ 50.400.000,00 (Em torno de 30 milhões de dólares).
Em 1992, quando prefeito, conseguimos através de uma emenda federal a importância de 250 mil dólares. Iniciamos a limpeza e terraplenagem de perto de dois quilômetros. E muita gente achou que daria pra fazer a obra toda. Esta emenda vem mostrar que o custo da obra é 100 vezes mais do que veio na época. Ou melhor, o recurso que veio representava 1% da obra. Nada como um dia atrás do outro.
Mas, o importante é que Dourados é uma cidade especial para se viver. Como dizia minha mãe, pra ser a melhor cidade do mundo, só faltava ser a beira mar.

2 comentários:

  1. PREZADO BRAZ MELO, SINTO MAS TENHO QUE FAZER ALGUMAS CORREÇÕES. QUANDO GOV WILSON BARBOSA , MANDOU UM PEDIDO PARA FAZER UM EMPRÉSTIMO DE 250 MILHÕES, A ASSEMBLEIA ERA POR 12 DEP. DA OPOSIÇÃO, E 11 DA SITUAÇÃO, POIS GAETA NÃO VOTAVA DE MANEIRA NENHUMA NO GOVERNO. FUI DESIGNADO COMO VICE LIDER, NEGOCIAR COM O GOVERNO, POIS NESON TRAD O LIDER ESTAVA DOENTE,COMO MEU VOTO ERA DECISVO, NEGOCIEI O REINICIO DO DOURADÃO, QUE ALIÁS O NOME FOI PRJOETO DE LEI DE MINHA AUTORIA, CONTRA A VONTADE DE IVO E CERSOSIMO E ANIZ FAKER QUE QUERIAM HOMENAGEAR WILSOM MARTINS, COMO O MORENO, COM PEDROSSIAN E VERDÃO JOSE FRAGELI. SÓ CONFERIR NOS ANAIS DA ASSEMBLEIA. hOMENAGEM A FREDIS SALDIVAR, POR TER SIDO UM GRANDE LUTADOR PELO FUTEBOL DOURADENSE, E NOSSO CANDIDATO A VICE PREFEITO QUANDO FUI ELEITO DEPUTADO. O ARTIGO DA CONSTITUIÇÃO DA UEMS É DEP VALTER CARNEIRO. OBRIGADO. ROBERTO DJALMA

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  2. Roberto, desde o inicio voce me ajudou em tudo que já fui. Precisamos estar mais juntos para escrevermos a quatro mãos um pouco dessa estória.
    Sinta-se em casa, pois cansei de falar que era você que deveria contar os casos, pois poucos sabem como voce dessas estórias. Tô com saudades de seus casos.Abraços

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