terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Então é Natal

Braz Melo (*)

Chegou o Natal. Tempo de paz e confraternização. Época de reunir a família e os amigos para celebrarmos o aniversário daquele que veio para crucificado, perdoar todos os nossos pecados, Jesus.
E como chegou depressa! Ainda ontem estava iniciando o ano com a esperança de dias melhores, principalmente através dos novos representantes municipais que tomaram posse no primeiro dia do ano.
Na origem, as comemorações festivas do ciclo natalino vem da distante Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a festa mais antiga do Império Romano, a festa do deus Mitra, que anunciava a volta do Sol em pleno inverno do Hemisfério Norte. A adoração a Mitra, divindade persa que se aliou ao deus Sol para obter calor e luz em benefício das plantas, foi introduzida em Roma no último século antes de Cristo, tornando-se uma das religiões mais populares do Império.
Esta data conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Júlio I no ano 351, para o nascimento de Jesus Cristo como uma forma de atrair o interesse da população. Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção. Hoje o Natal é comemorado em todo mundo, pois além de ser festejado o nascimento de Jesus, é também o período de maior venda no comercio.
Lembro que quando garoto, se compravam os presentes somente no dia de Natal. Não era a segunda quinzena inteira como é hoje. Acredito porque não existia décimo terceiro salário.
Mas voltando a atualidade, o Natal é tempo de fazermos avaliações de como foi o ano que está terminando. Tempo também de pedir perdão aos que magoamos e perdoarmos a nós mesmo em virtude de termos feito alguma coisa errada. Atitude normal, pois somos humanos e sujeitos diariamente a cometermos erros.
Até há pouco tempo eu gostava muito mais da celebração do Ano Novo. Festas, comida farta, abraços e uma borracha bem grande para apagar tudo de ruim que tinha acontecido no ano que estava terminando. Era só pensar no futuro. Planos, projetos pessoais e muitos pedidos. Não tinha idéia de agradecer por tudo que Deus nos tem dado no amanhecer de cada dia e de estarmos vivos quando a noite chega. Era igual cartomante, vivia só de futuro. Não vivia o presente, nem agradecia pelo passado. Quanto tempo perdido.
Quem gosta mais do Natal são as crianças, pois pra eles é tempo de só ganhar presentes. Eles não têm outra preocupação. Para os mais vividos como eu, além de ser tempo de dar presentes, é também época de agradecer a Deus por mais um ano junto aos nossos entes queridos e de tudo que Ele criou. Quanto tempo eu fiquei sem ouvir o cantar de um passarinho, do assistir o voar de uma borboleta ou de contemplar do crepúsculo de uma tarde. Só os mais experientes ou aqueles que crêem em Deus têm essa felicidade.
Natal é nascimento. É o brotar de nova criatura.
Cada Natal é isso. É feliz nascimento. E nascimento é ter nova vida, depois de ter se arrependido de tudo que fizemos de errado. É perdoar os que nos desejaram mal e principalmente, depois de agradecer pelo ano que passou acreditar num futuro bem melhor, com a fé reforçada e renovada em Jesus Cristo.
Lembre que por causa do nascimento de Jesus, o mundo inteiro, inclusive os não cristãos, dividiu a historia da humanidade em dois períodos. Antes e depois de Cristo. Faça como eles. Comece uma nova vida.
Feliz Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário