quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Inclusão digital em Dourados

Braz Melo (*)

Esta semana esteve em nossa cidade técnicos do Governo do Estado através do Núcleo Estadual de Inclusão Digital do MS para incentivar a Prefeitura Municipal em participar do programa idealizado pelo Governo Federal de Inclusão Digital.
Este é um projeto especial para as prefeituras em que o município só entra com a contrapartida do local e funcionários (Em alguns casos) para funcionamento do projeto.
É uma grande oportunidade de nossa cidade, com pouco ou nenhum recurso, entrar na era digital, que em outros lugares está fazendo o maior sucesso. Na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, por exemplo, as pessoas estão aproveitando este beneficio dos Governos e saindo mais de casa. Tem cidades, como Rio das Ostras, no Estado do Rio de Janeiro, que já estão totalmente ligadas com esta tecnologia.
Ótima atitude, pois Dourados tem alguns atrativos a mais em relação a outros municípios brasileiros, já que conta ponto para escolha dos municípios, os projetos que são localizados na área de fronteira e também de ter em seu território alguma aldeia indígena.
Logo imaginei que os técnicos da nossa Prefeitura indicariam a Escola Estadual Guateca Marçal de Souza, recém inaugurada pelo Governador André e que fica no centro da Reserva Indígena. Também seriam contemplados na Reserva, no lado do Jaguapiru a Escola Municipal Francisco Meireles e do lado do Bororó a Escola Municipal Araporã.
Nossos irmãos indígenas ficariam felizes, pois como até hoje a FUNAI não se dispôs a colocar endereços para correspondências nesta aldeia, impedindo-os até de poderem comprar um celular ou compras à prestação, já que não tendo endereço não têm como comprar nada, teria pelo menos seu endereço eletrônico para corresponder com o mundo virtual.
Os técnicos da nossa querida Prefeitura, com certeza indicaram o Campus da UFGD, da UEMS e no CEUD para poderem estar ligados a internet de graça, já que a grande maioria dos estudantes universitários já tem seus notebooks. Os que não possuem terão direito a usar os computadores da biblioteca de seus centros acadêmicos.
As bibliotecas do município sem duvida estarão neste pleito dos técnicos também.
Como em todo lugar do mundo os administradores municipais estão fazendo todo esforço para que a população retorne para as praças e para o lazer, devem ter indicado as praças públicas de nossa cidade, como a Praça Antonio João, a praça em construção do Parque Alvorada, o Parque dos Ipês, a Praça Paraguai, a Praça do Cinqüentenário e a Praça Antenor Alves Duarte. Imagina quão bom seria aquele pai, que cuidando de seus filhos e precisando terminar um trabalho, ter a oportunidade de fazê-lo na Praça Publica de sua região. Isso é Dourados digital.
Espero que a atual administração tenha interesse e vontade política para encampar este projeto tão importante para uma cidade com tantas Escolas e Universidades, já que existem projetos fundamentais de saúde e que, infelizmente, estão emperrados há quase 3 anos, o que dá a entender que não precisamos deste serviço básico tão importante para a população. Parece estarmos na Islândia ou Finlândia, pois acham que está tudo bem.
Mas voltando aos dias atuais, ontem ao passar pela Rua Hayel Bon Faker, caí num buraco “dos bons” e estragou o pneu. Procurei um borracheiro e como só tem um que funciona a noite no centro, tive de esperar mais de hora e meia, já que a fila era grande. Quatro motos e dois carros na minha frente. Enquanto não chega a Dourados digital essa é a alegria dos borracheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário