quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Agosto, mês de cachorro louco.

Braz Melo (*)
Bem diferente do dia das Mães, que é comemorado no segundo domingo de maio, o mês das noivas e que em vendas só perde para o Natal, os comerciantes inventaram tempos depois, o dia dos Pais.
Escolheram o segundo domingo de agosto para nosso dia, talvez por ter o carnaval em fevereiro, a páscoa quarenta dias depois, maio tem o dia das mães, férias escolares em julho, dia das crianças em outubro e natal em dezembro, sobrou logo agosto para nós.
O nome Agosto foi dado pelos romanos como uma homenagem ao Imperador Augusto, mas para os brasileiros, sem ninguém saber o porquê, o oitavo mês do calendário é considerado o mês do azar.
Agosto é o mês das grandes tragédias políticas, dentre elas, o suicídio do Presidente da Republica Getulio Vargas em 24 de agosto de 1954. Janio Quadros renunciou da Presidência da Republica em 25 de agosto de 1961 e o ex Presidente Juscelino Kubitscheck, vítima de um desastre automobilístico, faleceu no dia 22 de agosto de 1976.
Também foi em 1 de agosto de 1914 que iniciou a primeira guerra mundial e também em agosto de 1939 que iniciou a segunda. No dia 13 de agosto de 1961 foi dado o início da construção do muro de Berlim, escondendo o comunismo do resto do mundo.
Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, Hiroshima e Nagazaki foram “varridas” pela bomba atômica, onde mais de duzentas mil pessoas morreram.
Desde o século quinze as mulheres portuguesas não se casavam em agosto, pois era a época em que os navios zarpavam em busca de novas terras, então as chances delas ficarem viúvas era de quase 100%. Muitos dizem que se um idoso que está nas últimas passar o mês de Agosto, não morre mais naquele ano.
Na Argentina muitos deixam de lavar a cabeça em Agosto porque acreditam que isso chama a morte. Na África o dia 24 de Agosto é o chamado “dia em que o Diabo anda solto”. Na França o mês é maldito, pois em 24 de Agosto de 1572, Catarina de Medicis ordenou o massacre de São Bartolomeu, matando dezenas de milhares de pessoas.
Na Polônia, em 14 de Agosto de 1831, os poloneses foram derrotados pelos russos na Revolta de Varsóvia, que também matou muita gente.
No Marrocos, em 14 de Agosto de 1844, a França invadiu o país. Na Alemanha, em 3 de Agosto de 1932, Hitler assumiu o governo alemão após a morte de seu antecessor e na China, em 8 de Agosto de 1937, o Japão invadiu Pequim.
Agosto, dizem ser o mês do cachorro louco. Assim apelidado, pois com o aumento da luminosidade, as cadelas ficam no cio, e os cachorros ficam mais propensos em adquirir raiva, doença incurável para os caninos, que atualmente não mais existe pela intensa campanha de vacinação.
O mês de agosto é o mais seco do ano no Centro Oeste e aqui em Dourados, ainda lembro, que quando ventava nesta época, anos atrás, a poeira subia pro lado do Jardim Água Boa.
E pelo clima seco e com o frio batendo em nossas portas à noite e esquentando à tarde, vem a gripe e viroses. Os postos de saúde estão cheios e todo mundo com medo da gripe H1N1, a falada gripe suína.
Muitos poemas foram feitos para as mães, enquanto para os pais poucos o fizeram. Tirando o Fábio Junior que canta a beleza da musica “Pai”, são poucos os poetas que homenagearam o marido da mãe.
Mas agosto me trás alegria no seu dia mais temível: 13, pois aniversaria minha companheira. Acho lindo o seu dia, Anete. Feliz aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário