quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A ciclovia de Caarapó

Braz Melo (*)

A semana passada ouvi, através de um informativo falado da Prefeitura de Caarapó, que aquela administração tinha inaugurado uma ciclo-faixa para bicicletas naquela cidade. Ela tem em torno de quinhentos metros de extensão, saindo de uma escola estadual e segue até o centro da cidade. O locutor informava da satisfação dos ciclistas com essa nova obra. Realmente, feliz é a comunidade, em que o seu mandatário se preocupa com a segurança e bem estar de seus munícipes.
Ao contrário de Caarapó, a nossa cidade está vendo suas ciclovias sendo desmanchadas pelo seu prefeito, sem ao menos uma desculpa ou esclarecimento para tal fato.
Sempre achei uma falta de respeito os novos governantes desmancharem o que os outros fizeram, sem pelo menos uma explicação bem fundada. É bem mais fácil fazer uma nova obra, com novas idéias em locais semelhantes e só depois de aprovado, desmanchar a que os outros executaram. Assim manda o bom censo.
Aqui, bem antes de assumir a prefeitura, ainda como deputado estadual, o alcaide saiu retirando tachões das ruas, sendo por isso, chamado aos tribunais, para responder a processos.
Ao assumir o cargo de prefeito, retirou os tachões da Rua João Vicente Ferreira, perto do Hospital Santa Rita, criando um transtorno imenso para os ciclistas já acostumados à sua conquista, a ciclovia, sem ao menos aviso prévio.
Todos sabem que o leito carroçável da Rua João Vicente Ferreira, no trecho compreendido entre as ruas dos Missionários e Emilio de Menezes é estreito, porém todos achavam que ele iria fazer a ciclo-faixa no passeio publico, já que neste trecho, é bem mais larga que o normal. Que nada. Retirou os tachões do asfalto e ficou por isso mesmo. E não vejo ninguém contrapor este desatino. Parece brincar com coisas sérias.
E continuam falando em retirar as rotatórias que foram feitas para o melhor funcionamento do transito de nossa cidade, sem ao menos uma explicação técnica. Falam em fluir melhor o transito.
Já repararam como Dourados cresceu em numero de carros e o que falta é um estudo mais apurado, com técnicos gabaritados e especializados, para descobrir que o problema não são as rotatórias e sim, entre tantos outros problemas, os estacionamentos no centro dos canteiros, onde os carros têm de dar ré para saírem. Esse é o caso da Rua Joaquim Teixeira Alves em frente aos bancos e outras mais. Porque não engarrafa o trânsito em frente ao Supermercado Big Bom, na mesma rua? Porque ali o carro não precisa dar ré para sair do estacionamento. Ele sai de frente, não atravancando o trânsito para trás.
Falaram em retirar algumas rotatórias para sincronizarem os semáforos, mas até hoje não conseguiram sincronizar nem os que existem aí, como os semáforos das Avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres na Rua Hayel Bon Faker. Desculpa esfarrapada. Não tem é planejamento, ou como diz os mais sinceros, não sabem o que fazer.
O movimento de veículos em Dourados aumentou muito na ultima década e pouco se fez para melhorar o trânsito. Até os guardas de trânsito sumiram. Os crimes constantes em nossa cidade são uma demonstração que faltam policiais nas ruas. Se falta para o policiamento ostensivo, imagina para a ajuda no trânsito.
Parabéns para a comunidade caarapoense, que recebeu sua ciclovia. E Dourados que tem mais de cento e vinte mil bicicletas, ruas com poucas declividades, que são essenciais para o uso de bicicleta, não tem nenhum incentivo da atual administração para melhorar o trânsito.
Fazendo isso, a administração atual de Dourados está na contra mão da nova historia da humanidade, que procura de toda maneira, diminuir os acidentes de trânsito, a poluição pelos gases tóxicos dos veículos e a melhoria da saúde de sua comunidade.

Um comentário:

  1. Oi, Braz, com relação as ciclovias e aos crimes concordo plenamente contigo. Mas com relação aos carros, não vou comentar porque não possuo. Sou uma profissional da Educação pobre.Mas que justiça seja feita. Não concordo que a atual administração municipal deve destruir o que prefeitos anteriores contruiu. Parabéns pela publicação do artigo. Abraços...

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